TEXTO DE ENSINO RELIGIOSO PARA 6º ANOS 2015 PROFE IONE SAUER

.



ENSINO RELIGIOSO 2015 PROFESSORA IONE SAUER

Texto para responder as questões sobre a BÍBLIA  - ESCRITURAS SAGRADAS

          A Bíblia, ou Sagradas Escrituras, é a revelação escrita de Deus aos homens. Ela é clara em afirmar sua origem divina. As Escrituras são divinamente inspiradas e proveitosas para nos ensinar a verdade de Deus. Esse livro, que é o guia dos cristãos, é o mais importante livro do mundo. Seu testemunho afirma que ela é uma obra plenamente confiável, e que é a Palavra de Deus. São 66 livros ao total, 39 livros no Antigo Testamento, anteriores ao nascimento de Jesus Cristo, e 27 livros no Novo testamento, escritos depois de Cristo. A essência da mensagem bíblica é a seguinte:

  1. Explicar a origem do homem.
  2. Mostrar a origem do mal e do pecado do mundo.
  3. Ensinar que Deus deseja a salvação dos homens.
  4. Afirmar que a salvação de Deus está na pessoa de Jesus.
  5. Há esperança e vida eterna para todo aquele que se volta para Deus, por meio de Jesus Cristo.

          Ao contrário do que alguns imaginam, os autores da Bíblia não foram usados como uma máquina de escrever quando redigiam os textos sagrados. Não foi algo parecido com uma psicografia! No entanto, mesmo conscientes e mostrando seu estilo peculiar, foram usados por Deus para revelar a vontade divina para nós e não suas próprias opiniões. A prova de que eles não escreveram suas opiniões particulares é que muitos dos autores bíblicos nem compreendiam a plena profundidade daquilo que estavam redigindo, como foi o caso das profecias. Vemos assim, que o Espírito de Deus supervisionou a sua própria Palavra, ainda que tenha usado instrumentos humanos.

          A Palavra escrita de Deus é a nossa orientação segura. Josué possuía apenas a lei de Moisés em sua época. Hoje, temos a Bíblia inteira para nos dar orientação sobre a vontade de Deus para a nossa vida. Sem dúvida alguma, nossa atitude deve ser de obediência à Palavra de Deus. Nem sempre acharemos fácil aceitar todos os seus conselhos; muitas vezes teremos certeza de que nossas ideias são melhores do que as de Deus. No entanto, mais cedo ou mais tarde descobriremos que Deus tem razão. procure meditar na Palavra de Deus e obedecer à vontade do Senhor.

          Algumas pessoas acham que só pessoas especiais podem interpretar a Bíblia. Outros acreditam que só uma instituição autorizada tem condições de dar uma interpretação oficial das Escrituras. Mas será que isso é verdade?  Quando Paulo pregou o evangelho na cidade de Beréia, os bereanos não aceitaram tudo o que ouviram sem analisar as Escrituras para confirmar o que ouviam. Isso nos ensina que qualquer pessoa tem o direito e a responsabilidade de interpretar a Bíblia. Deus usou linguagem comum nas Escrituras para que qualquer pessoa pudesse ter acesso à verdade divina. 

          Não precisamos interpretar cada versículo literalmente. Precisamos ler a Bíblia e compreender corretamente o que ela diz. Se interpretamos tudo literalmente, chegaremos a conclusões absurdas.
          Aqui estão 10 dicas fundamentais para que se faça uma interpretação adequada e coerente da Bíblia:

  1. Desejo sincero de aprender.
  2. ler com atenção, procurando entender o que o autor quis ensinar quando escreveu o texto.
  3. Entender o texto no seu sentido normal, a não ser que o texto indique o contrário.
  4. Observar o tipo de leitura em vista ( se é parábola, narrativa, poesia...)
  5. Perceber que a Bíblia usa linguagem do cotidiano, baseada na observação do senso comum e não uma linguagem técnica.
  6. Observar o início e o fim do texto, avaliando o contexto imediato.
  7. descobrir quem fala, por quê e para quem, entendendo o contexto histórico do texto.
  8. Procurar outros textos que falam do mesmo assunto e comparar os mesmos.
  9. Entender que o Novo testamento tem precedência sobre o Antigo Testamento, pois a Bíblia é uma revelação progressiva, e Cristo é o centro da mensagem bíblica.
  10. Os textos mais difíceis devem ser entendidos à luz dos mais claros e reafirmados na própria Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário